Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

EU TINHA QUASE 16...

Não quero fazer um texto emocionante. Dispenso palavras pensadas e até mesmo lógica gramatical. Eis um dia extremamente especial para mim. Nada que eu diga precisa ser coerente hoje.
Sei que há muita comemoração por causa do dia Mundial do Rock, mas além disso, hoje é o dia Mundial do meu primeiro show do Nenhum de Nós!!!

Um ano antes houve o lançamento do disco Mundo Diablo e a "Vou deixar que você se vá" era um grande sucesso. Lembro que eu tinha uma fita K7 com esta música gravada várias vezes. Ouvia sem parar a mesma música! Incansavelmente a tarde toda!
Durante o ano seguinte, aconteciam apresentações em celebração aos 10 anos de carreira da banda. E eu acompanhava pelo rádio, pelos jornais, ouvindo alguém comentar. Nunca podia ir. Nem uma vez... Na época, meu pai não deixava. Nunca. Por nada. Eu, obediente, não discutia...
Na escola todos sabiam da minha evidente admiração pelo grupo. A marca NDN aparecia em tudo que eu fazia. Nas redações, nos trabalhos de Educação Artística, nas constantes visitas ao SOE... "É uma menina triste, com problemas de se relacionar com os colegas", diziam os professores. Mas nos meus diários (e eu escrevia muito neles) eu sonhava com um dia feliz. Cada show que eu não podia ir virava uma lamentação só. Encontrei por acaso há alguns anos um desses diários e me lembro de uma frase mais ou menos assim: "(...) um dia vou poder ir a todos os shows do Nenhum e o Thedy sempre vai saber o meu nome. Todos vão me conhecer e quando me virem, perguntarão se estou bem...(...)".
Eu esperei. Fingindo paciência, esperei.

Era julho, não de 83, mas um domingo de 1997. A rádio Atlântida promoveu um especial com a banda e muitos fãs ligavam (a internet não era comum ainda) e ganhavam camisetas, CDS. Eu não tinha telefone. Não ganhei nada. Mas estava tão feliz em ouvir tudo, gravando nas minhas fitinhas. No final do programa, anunciaram um show que ocorreria em Porto Alegre, no domingo próximo, às 4 horas da tarde. Era gratuito pela Campanha do Agasalho em uma praça a céu aberto. E outra vez, como tantas, me enchi de esperança. Quem sabe... Quem sabe...
Era perfeito: à luz do dia, grátis, num domingo!
Meu pai, jogando um tonel de água fria na minha expectativa, disse que não podia me levar. Eu já ia dar espaço à tristeza, e ela vinha com tudo nessas horas, quando minha mãe sugeriu que procurasse uma amiga para ver se os pais dela estariam disponíveis. E a esperança, que eu mantinha forte também, assolou meu rosto juvenil. O pai dela podia nos levar sim! Minha amiga, a Nice, passou o final de semana em minha casa e quase não dormíamos falando em Nenhum de Nós, ouvindo gravações repetidas vezes, sonhando com eles. Fui criada com bastante recato e rigidez, nunca tinha visto um show de uma banda de rock. Aliás, eu nunca tinha visto nada do mundo.

Lembro do nosso caminho até lá. Era longe para nós que saímos de Canoas, cidade ao lado de POA, e ainda tínhamos que descobrir onde ficava a tal PRAÇA DA ENCOL (que atualmente nem pode mais ser chamada assim). Chegamos poucos minutos antes da hora marcada. Estava lotado mas o clima era muito tranquilo e podemos ficar bem próximas ao palco. Ah... Eu poderia contar tudo, exatamente cada detalhe daquele dia. Da grama viva que senti quando sentamos, das conversas de outros adolescentes ao nosso redor, do céu que estava limpo, do sol alto, da música Jornais que dedicaram ao Betinho (a quem não sabe, criador da campanha contra a fome no Brasil), dos óculos de lente azul que o Thedy estava usando, das primeiras palavras que timidamente troquei com eles. Do meu primeiro autógrafo... tudo sobre O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA!!!
Não foi um acaso. Foi sonhado, planejado, DESEJADO por muito tempo!

Eu poderia falar durante horas, dias e anos sobre 13 de julho de 97 porque, depois de cantar tão perto daqueles que compunham as canções que eram minha companhia mais fiel, nasceu outra pessoa de mim. Como se algo me libertasse de correntes pesadas. A efervecência de minha pouca idade fez mais grave ainda aquele momento, mas trago com imenso carinho este dia no meu coração, pois veio dele a vida que tenho hoje. Os verdadeiros amigos que com certeza lerão este blog e que estão sempre comigo.
Quando escolhi o Nenhum de Nós como convívio deixei de ter medo de ir além. Por querer ir aos shows é que aprendi a ter coragem. A questionar, a desafiar. Aprendi a me relacionar com as pessoas. Atrás deles conheci lugares, vivi - e vivo - aventuras que me marcaram. Que ainda me transformam constantemente. E até meu pai, sempre mandão e que não deixava eu sair, hoje canta comigo algumas canções e veste a camiseta da banda para ir aos shows. Ele mudou muito, eu mudei muito. E quero sempre acreditar que mudamos para melhor. Sempre ao som do Nenhum.

Hoje em dia marco mais de 220 shows... E se engana quem insiste em dizer que são dias sempre iguais. Os espetáculos são sempre diferentes, eu sou sempre diferente.

No vídeo abaixo, uma das minha canções preferidas graciosamente dedicada à mim.


E eu a dedico para todos os meus amigos do Sociedade Esportiva e Recreativa Nenhum de Nós Fã-clube, que, assim como a banda, ao longo dos anos me fez ser uma pessoa MAIS FELIZ!!!

13 comentários:

  1. Lindo demais guria!! Emocionada aqui!!! *.*
    AMEIII!!! <3

    ResponderExcluir
  2. Quantas aventuras hein?!
    A canção dedicada é linda, e tu ficou visivelmente emocionada! Foi um momento e tanto!

    Que venham sempre maais e mais! E que de preferência eu esteja junto ;D hehehe

    Feliz 14 anos ;)

    Beijããão

    ResponderExcluir
  3. Que relato ein. hehehe

    O melhor em ler relatos assim, é poder imaginar a cena descrita, perceber o sentimento que a pessoa expressa ao escrever.

    Como a Ana disse: Que venham sempre maais e mais!

    Bjão Jaja.

    ResponderExcluir
  4. Nada melhor do que comemorar o Dia Mundial do Rock falando de Nenhum de Nós. Esses nossos inspiradores.

    Gostei muito de seu relato. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Lindo, Jaja.
    E com certeza tudo que tens hoje eh porque tu merece e merece muito!!!
    Vania

    ResponderExcluir
  6. Chorei... Ah, eu consigo visualizar seus sentimentos... passei por uma história bem parecida com o Tianastácia aqui em MG... e hoje, além do Tia, tenho mto amor também pelo Nenhum... Fiquei mto emocionada com este post. (Amanda Colen)

    ResponderExcluir
  7. Emocionante como sempre.
    Ainda bem q naquele dia teu pai deixou tu ir e q conseguisse companhia.
    Muito bom poder fazer parte da tua história...
    Me orgulho muito...

    Coração do Paul!!!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Na escola todos sabiam da minha evidente admiração pelo grupo. A marca NDN aparecia em tudo que eu fazia. Nas redações, nos trabalhos de Educação Artística..


    Cada show que eu não podia ir virava uma lamentação só.

    "(...) um dia vou poder ir a todos os shows do Nenhum e o Thedy sempre vai saber o meu nome.

    as primeiras palavras que timidamente troquei com eles. Do meu primeiro autógrafo... tudo sobre O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA!!!
    Não foi um acaso. Foi sonhado, planejado, DESEJADO por muito tempo!

    Acho que todos fãs se identificaram com uma parte do texto.. alguma sensação parecida..
    PARABÉNS JAJÁ!
    É bom ter uma Presidenta, assim, a frente de um FC!
    FÃ! ser fã, nao é pouca coisa, ainda mais sendo a Jajá.. hahaha
    texto lindo!
    beijo grande

    Fernanda Moura

    ResponderExcluir
  9. Nossa que lindo o seu depoimento, lembrei como se fosse ontem do primeiro show que vi deles, foi a cinco anos, e desde então a minha admiração e adoração só aumentam...eles são incríveis...bom para mim foram apenas 4 shows, mas todos inesquecíveis assim como vc disse, não são todos iguais, cada um tem seu brilho especial...Um abraço...
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  10. aconteceu exatamente a mesma coisa comigo sempre que tinha alguma coisa do nenhum de nós nunca podia ir um certo dia teve uma sessão de autografos em 2009 falei pra minha mãe e ela me levou era o dia mas feliz da minha vida fiz amizade e ainda pude ver o nenhum de nós de perto não tenho nem palavras pra dizer daquele dia foi muito emocionante ve-los pela primeira vez da minha vida VALEU APENA ESPERAR ESSES 2 ANOS DE ESPERA PRA VER O NENHUM DE NÓS Beijos

    Djeynnie

    ResponderExcluir
  11. Não trocamos nenhuma palavra, mas já te conheço há um certo tempo, como dizem "te conheço do Orkut" E sempre te "vejo na net" quando o assunto é NDN.
    Hoje parei pra ler seu blog, e ADOREI tudo que vi e li. Vc transparente, consegui sentir tudo o que vc sentiu. Com belas palavras descreveu o melhor dia da sua vida. O 1º show do NDN também foi o melhor dia da minha vida e de muitos outros jovens como nós, e vc lindamente relata sua emoção desse inesquecível e tão sonhado dia. Estou emocionada e feliz por vc. Como vc mesmo disse, nenhum show é igual, e nós fãs sempre estamos ansiosos como no 1º show, grito, canto com a mesma empolgação. Falando de vc..., li alguns posts e me vi obrigada a escrever, que vc escreve muitíssimo bem e é louca pelos meninos do NDN todo mundo já sabe. Não sei se faz ou não diferença pra vc ler mais um comentário elogiando sua sensibilidade e intimidade com as palavras. Mas aqui estou,trabalhando sozinha num sábado,ouvindo minha única banda "predileta", meu vício bom, minha melhor companhia... o NDN. Me deparei com seu seu perfil no site dos meus amores e vim parar aqui. E posso dizer com toda certeza que virei sua fã também! Hoje sábado dia 23/07, estou na expectativa de ir a mais um "exclusivo" show do NDN amanhã dia 24 em Arroio do Silva rever minha paixões e fazer mais amigos, aumentando ainda mais a nossa família NDN. Quem sabe nos vemos por lá garota!

    Até!

    Abraços...


    Patrícia Antunes - SC

    ResponderExcluir
  12. Sempre lindos teus textos. Sempre tão sinceros e emocionantes.

    Graças ao Nenhum conheci pessoas espetaculares também, e tu é uma delas!
    É sempre bom dividir momentos especiais com vcs e com a banda!

    Beijo beijo

    ResponderExcluir

É uma grande honra ter seu comentário aqui!
=)